10 de nov. de 2016

SALMÃO DEFUMADO


SALMÃO DEFUMADO
Salmão defumado é considerado uma iguaria para ocasiões ou refeições especiais, defumar realmente destaca o sabor desse peixe assim como de alguns frutos do mar. É possível fazê-lo em casa de uma maneira bem simples com um resultado muito bom. Depois de defumado você poderá usar o salmão para diversos pratos, pois o sabor é muito peculiar. A defumação caseira é feita na boca do fogão mesmo, para tanto você precisará de uma panela ou assadeira de fundo mais grosso, papel alumínio e uma panela de cozimento a vapor para colocar o peixe, eu uso uma panela chinesa, dessas de bambu, mas pode ser outra sem problema, ou até mesmo uma grade suspensa sobre as ervas que farão a fumaça.

Primeiramente vamos curar o peixe para poder defumá-lo. Para a cura você vai precisar de: 1 filé de salmão de mais ou menos 500 gramas com a pele (não use salmão congelado), 100 gramas de sal grosso, 100 gramas de açúcar cristal, 2 colheres de sopa de pimenta rosa, ¼ de xícara de chá de uísque.Caso não goste de pimenta rosa use zimbro,pique e espalhe sobre o peixe. Esta receita é para 500 grs de peixe, para mais quantidade de peixe coloque proporcional ao peso.

Preparo: Misture o sal, o açúcar, a pimenta rosa e o uísque, forre o fundo de um refratário que caiba o salmão com papel filme (duas camadas) coloque um pouco da mistura, coloque o peixe e cubra com o restante da mistura, embrulhe bem com o papel filme e leve a geladeira por no mínimo 12 horas.

Preparando da defumação: 3 colheres de sopa de chá preto, 1 colher de chá de açúcar mascavo, 1 aniz estrelado, 4 folhas de louro, 1 colher de sopa de arroz cru, casca seca de limão ou laranja. Forre uma panela ou assadeira de fundo grosso com três camadas de papel alumínio, coloque todos os ingredientes da defumação sobre o papel alumínio, coloque o recipiente de cozimento a vapor de modo que fique pelo menos a 10 centímetros dos elementos da defumação, agora vamos preparar o peixe, retire da geladeira e lave muito bem para tirar todo o excesso de sal e dos outros ingredientes, seque bem com papel toalha, coloque sobre a vasilha de cozimento a vapor com a pele voltada para baixo, tampe a panela e ligue o fogo, tão logo comece a fazer fumaça marque 10 minutos, apague o fogo e deixe esfriar para retirar o peixe. O Salmão estará pronto para você utilizar, como por exemplo, uma belíssima
Para uma boa salada;
Salada de Folhas Verdes, rúcula, alface, agrião, gomos de laranja sem pele, lascas de queijo parmesão e lascas do salmão defumado, tempere apenas com limão, pimenta moída na hora, sal e azeite extravirgem.
Para canapés;
Outra receita bem bacana é fazer uma pasta de salmão: 200 gramas de salmão defumado, 100 gramas de queijo cremoso tipo creamcheese, 100 gramas de maionese, suco de meio limão, pimenta do reino a gosto, sal a gosto e uma colher de chá de páprica picante. Preparo: Misture todos os ingredientes e junte o salmão em lascas pequenas, sirva com torradas ou barquetes de massa folhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário