19 de jan. de 2014

PALETA SUÍNA COM BATATAS SAUTÉ



PALETA SUÍNA COM BATATAS SAUTÉ
Ingredientes

1kg de paleta suína com osso
1 cebola média bem picada
4 dentes de alho amassados
1 colher de sopa rasa de orégano
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de semente de mostarda
Pedacinhos de pimentão vermelho cozido
Suco de 1 limão
2 colheres de sopa de vinagre de mel
50 ml de vinho branco seco
3 colheres de tomatinhos cereja
2 colheres de sopa de azeitonas verdes fatiadas
Sal a gosto
Azeite extra virgem a gosto


Fazendo


Coloque a paleta em uma travessa e reserve. Prepare os ingredientes que você vai usar, da seguinte maneira: Em um bowl, coloque a cebola cortada em pedaços pequenos; quando amassar o alho para tirar a casca corte-o em pedaços pequenos (não muito) e junte com a cebola; o mesmo você fará com demais ingredientes. Misture bem fazendo um molho bem homogêneo.
Utilize um saco plástico para cozinha e coloque a paleta dentro. Despeje todos os ingredientes em seu interior, feche bem o saco e misture-os bem à paleta. Coloque-o na travessa e deixe marinando por umas 8 horas. Como vê, o ideal é deixar da noite para o dia, para apurar bem o tempero à carne.
Aqueça o forno a uma temperatura de 180ºC (fogo baixo). Regue com azeite uma travessa refratária e coloque a paleta. Despeje um pouco do molho e cubra-a com uma folha de alumínio. Guarde po restante do molho. Você vai precisar. Deixe assando por aproximadamente uma hora e meia. Retire o alumínio e regue a paleta com restante do molho. Deixe dourar por 30 minutos. Finalize com uma frigideirada de tomatinhos cereja no azeite e azeitonas verdes fatiadas.

As batatas, como eu disse anteriormente, podem ser feitas duas maneiras – fritas ou assadas. O importante é que as duas maneiras são excelentes para acompanhar a paleta, dispensando até, o acompanhamento de arroz.

Ingredientes

4 batatas médias (cortadas em fatias ou cubinhos)
1 colher de sopa de manteiga (com ou sem sal)
1 colher de sopa de orégano ou salsinha picada
Sal a gosto
Obs.: Se for fritar, use óleo de milho, fica melhor do que o de soja (que aliás, foi banido da cozinha aqui de casa, alguns anos).

Fazendo

Enquanto a paleta está dourando, descasque as batatas e coloque-as para cozinhar em água quente; adicione um pouquinho de sal. Quando ela estiver um pouco macia (al dente), escorra a água e reserve. Em uma frigideira (pequena) de borda alta coloque uma quantidade generosa de óleo (cerca de 3 dedos) e deixe aquecer bem (dica: coloque um dente de alho, com casca, para não “queimar” o óleo); frite aos poucos a batata e deixe-as secando em papel toalha. Ao fritar todas as batatas, salpique a salsinha sobre elas.
No caso da batata, apenas cozida, derreta a manteiga em pequena frigideira, coloque a salsinha picada ou o orégano. Coloque as batatas junto com a paleta e derrame a manteiga sobre as batatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário