12 de jan. de 2014

NHOQUE DE RICOTA E ESPINAFRE


NHOQUE DE RICOTA E ESPINAFRE
INGREDIENTES

Para 36 bolinhas com 2 cm de diâmetro. Sirva 6 bolinhas para cada pessoa como acompanhamento ou primeiro prato

Para os nhoques (gnocchi em italiano)
300 g de folhas de espinafre
100 g de ervas aromáticas frescas – só as folhas – manjericão, sálvia, tomilho
500 g de ricota fresca
2 ovos
35 g a 50 g de farinha de trigo
100 g de queijo parmesão ralado
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de pimenta caiena

Para a água onde vão cozinhar
1 cebola
2 ou 3 galhos de manjericão
3 ou 4 galhos de tomilho
1 cenoura
3 litros de água
1 colher de chá de sal

Para o molho
18 folhas de sálvia
1 xícara de azeite extra virgem
ou 200 g de manteiga sem sal

MODO DE PREPARO
Coloque a ricota em uma peneira e deixe o soro escorrer por umas duas horas. Cozinhe por dez minutos em uma panela, atenção – sem água, as folhas de espinafre, manjericão e tomilho. A panela deve ser tampada. Abra a panela algumas vezes para mexer. Assim que as folhas murcharem retire-as da panela e coloque-as sobre uma peneira.

Pique as folhas bem batidinhas e coloque novamente na peneira. Aperte bem as folhas com a ajuda de uma colher até escorrer todo o suco.

Bata a ricota com os ovos, o sal e a pimenta caiena, quando desmanchar acrescente o espinafre com as ervas e a farinha de trigo aos poucos para obter uma massa macia e fácil de enrolar. Não acrescente mais sal que o queijo parmesão já é salgado o bastante para os nhoques ficarem com o sabor correto.

Faça bolinhas com dois centímetros de diâmetro enquanto prepara o caldo onde irão cozinhar.

Para o caldo, cozinhe na água a cenoura descascada e cortada em três pedaços, a cebola também descada e cortada em quatro partes, as ervas e o sal. Cozinhe no fogo baixo até as ervas murcharem e a cenoura estar cozida mas sem desmanchar. Passe o caldo por uma peneira e volte a panela onde os nhoques irão cozinhar no fogo baixo. Coloque cinco ou seis nhoques de cada vez no caldo, eles irão para o fundo. Assim que subirem até a superfície transfira-os delicadamente da panela para o prato em for servi-los.

Para preparar o molho aqueça o azeite com as folhas de sálvia, quando elas começarem a fritar desligue do fogo. Se quiser usar manteiga no lugar do azeite primeiro derreta a manteiga e só quando estiver quase líquida junte a salsa e esperar começar a ferver.

Na hora de servir distribua os nhoques em porções individuais com seis unidades em pratos fundos, molhe com o azeite com a sálvia e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário