19 de jan. de 2014

FRITO MISTO DE FRUTOS DO MAR AO ALIOLI


FRITO MISTO DE FRUTOS DO MAR AO ALIOLI
Ingredientes (para 6 pessoas)
400g camarões médios com casca
400g lulas grandes em anéis de 3cm
400g filés de peixe branco com pele (pargo, vermelho, tilápia, etc) em pedaços grandes
200g sardinhas inteiras já sem espinhas
1kg farinha de semolina
sal e pimenta do reino à gosto
500g legumes (berinjela, cenoura e abobrinhas) - opcional
Óleo vegetal para fritas (de preferências girassol, milho ou canola)

Para o alioli
3 dentes de alho (sem o gérmen)
3 gemas
¼ cc sal
200 ml azeite extra virgem
150 ml óleo de canola ou girassol
suco de 1 limão siciliano coado
1 cs água fervendo
pimenta a gosto

Modo de Preparo

Começe com o aioli: triture o alho até virar uma pasta (pode-se usar o espremedor) e coloque em um liquidificador. Junte as gemas e pulse para misturar. Tampe o copo do liquidificador comece a bater, comece a despejar o azeite gota a gota (pela abertura na tampa) até obter uma textura cremosa levemente cremosa. Passe a despejar o azeite em um fio constante sempre mexendo bem. A cada 50 ml de azeite ou óleo pare de despejar o azeite e despeje um pouco do suco de limão. Volte com o azeite e continue até terminar.

Lave e prepare os legumes: corte as abobrinhas em bastões de 1cm, cortando fora as sementes. Corte as cenouras em rodelas de 0,5 de espessura na diagonal. Corte as berinjelas ao meio no sentido do comprimento e, em seguida, em meias-luas de 0,5cm.

Em uma tigela grande, despeje a farinha de semolina e tempere-a com sal e pimenta do reino. Passe primeiro os legumes na farinha, sacudindo-os sobre uma peneira para retirar o excesso. Faça o mesmo com os frutos do mar, separadamente.

Esquente bem o óleo em uma panela (170-180ºC). Frite primeiro os legumes por cerca de 3 minutos e, em seguida, os frutos do mar por cerca de 2 min (dependendo do tamanho dos camarões e da grossura das lulas, pode ser um pouco mais). O objetivo é que fiquem bem crocante por fora, mas ainda suculentos por dentro.

Escorra-os em uma assadeira forrada com papel toalha e, se necessário, polvilhe com mais sal logo que sair do óleo. Sirva com o alioli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário