19 de jan. de 2014

EGGS BENEDICT



EGGS BENEDICT

Ingredientes (para 2 pessoas)
4 ovos
4 fatias do pão de sua preferência
4 fatias grossas de lombinho canadense ou salmão defumado
Manteiga
Molho holandês
Sal e pimenta do reino

Molho holandês
2 gemas
1 colher de sopa de água
2 colheres de chá de suco de limão siciliano
Sal e pimenta do reino
165 g manteiga gelada cortada em cubinhos

Modo de Preparo

Para fazer o molho, coloque em uma tigela de inox ou vidro, as gemas e água. Coloque esta tigela sobre uma panela de água quase fervendo, sem que o fundo da tigela encoste na água. Bata com um batedor de arame constantemente, até que comece a engrossar. Quando começar a engrossar, adicione o suco de limão e misture.

Adicione então alguns cubinhos de manteiga, sempre batendo, até que que a manteiga se incorpore nas gemas. Junte então mais alguns cubinhos e continue batendo. Sempre que os cubinhos já tiverem se incorporado ao molho, coloque mais um pouco de manteiga, até que toda ela tenha sido adicionada. O molho deverá ter uma textura semelhante à maionese, mas um pouco mais leve e líquido. Retire do fogo e deixe em temperatura ambiente, coberto com um filme, enquanto se prepara os ovos. Se não for usar na mesma hora, guarde na geladeira por no máximo um dia e para esquentá-lo, bata novamente sobre banho-maria.

Ovos poché são uma receita traiçoeira, mas o mais importante é que os ovos estejam bem frescos. Verifique a data antes de comprá-los e escolha os mais frescos do mercado. Coloque uma panela de água com um pouco de vinagre para ferver (cerca de uma colher de sopa para cada litro de água). Diminua o fogo para que a água apenas borbulhe levemente. Quebre o ovo em um potinho e deixe-o cair delicadamente sobre a água. Não mexa no ovo ou na água enquanto o ovo cozinha.

Pode-se fazer vários ovos em uma mesma panela, mas espere que um comece a solidificar antes de colocar o próximo e derrame-o a uma distância do outro, para que eles não grudem um no outro. Um ovo poché cozinha em aproximadamente 3 minutos e a gema deve permanecer mole. Retire os ovos com uma escumadeira e escorra-os sobre papel toalha. Corte as aparas do ovo para que sua forma fique mais bonita.

Torre as fatias de pão na torradeira e espalhe um pouco de manteiga sobre ele. Doure o lombinho em uma frigideira e coloque-o sobre o pão. Se usar salmão defumado, não é necessário dourar. Sobre o lombinho coloque o ovo e regue com uma porção bem generosa de molho holandês. Salpique com um pouco de pimenta do reino e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário