25 de dez. de 2013

BOBOTIE À NELSON MANDELA


BOBOTIE À NELSON MANDELA
O Mundo perdeu, talvez, o último grande estadista do nosso tempo. Mas Nelson Mandela deixa muitos legados, inclusive na gastronomia. Fomos pesquisar seus hábitos alimentares e descobrimos o seu prato predileto, uma iguaria muito popular na África do Sul. A refeição completa do líder sul-africano é composta de um guisado chamado Caril, na entrada, Bobotie, como prato principal e, de sobremesa, Koeksisters.

O caril é consumido em todo o continente africano. É um guisado de vegetais que geralmente é reforçado com pescados, carne seca ou frango. Em algumas regiões, o povo sul-africano usa também amendoim moído e feijão. Os países costeiros consomem mais o peixe e no interior da África a carne de galinha é mais usada nas refeições, principalmente se for domingo, dia de festa ou casamento.

Mas os sul-africanos gostam muito de cozinhar com temperos exóticos e vários pratos deles são feitos com curry. Frutos do mar, carnes de caça, frutas e legumes são personagens principais da culinária mediana na África do Sul. O país foi um ponto estratégico na rota dos Grandes Descobrimentos e na rota marítima para as índias. Por causa disso, eles sofreram influências de vários povos. Do português ao inglês, passando pelos holandeses, franceses…

O prato que simboliza melhor toda essa mistura da cozinha sul-africana é o Bobotie, um tipo de cozido de carne moída, pão, leite, cebola, castanhas, passas, damascos e curry. Esse também é o prato predileto do ex-presidente e libertador do Apartheid, Nelson Mandela.

BOBOTIE
(serve 6 pessoas)

Ingredientes:
- 1 kg de carne de pato moída
- 1 fatia de pão
- 1 xícara de chá de leite de coco
- 1 cebola grande
- 12 amêndoas descascadas e picadas
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 colher de sopa de curry
- 1 colher de chá de colorau amarelo
- 75g de uva-passa
- 10 damascos secos
- 4 colheres de sopa de limão
- 6 folhas de louro
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Corte o pão em pedaços e ponha numa tigela. Cubra com meia xícara de leite e deixe de molho por alguns minutos. Amasse o pão levemente com um garfo. Depois, aqueça o óleo numa frigideira, em fogo brando. Frite as cebolas picadas em fatias finas durante 5 minutos. Retire do fogo. Separe os ovos e o leite. Misture todos os outros ingredientes numa forma pressionando sobre as folhas de louro. Bata os ovos com o leite de coco reservado. Agora tempere com sal e pimenta e despeje o líquido sobre a mistura de carne. Leve ao forno a 180 graus por 45 minutos. Verifique o ponto dos ovos, se o leite se incorporou à massa e se a carne está cozida. Decore com folhas de louro ou salsa sobre a carne. Sirva com arroz branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário