16 de out. de 2013

RISOTO DE SALMÃO COM PIMENTA BIQUINHO E SALMÃO GRELHADO DEFUMADO AO MOLHO DE MARACUJÁ



RISOTO DE SALMÃO COM PIMENTA BIQUINHO E SALMÃO GRELHADO DEFUMADO AO MOLHO DE MARACUJÁ

Ingredientes (para 2 pessoas):
2 pedaços de filé de salmão
sal a gosto
pimenta rosa ou outra do seu gosto
1/2 litro de suco de maracujá concentrado
1 maracujá fresco
alho poró fatiado a gosto
salsão picado a gosto
2 colheres de chá de mel
1 xícara de arroz arbóreo
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 xícara de vinho branco seco
1 litro de caldo de legumes
1 pote pequeno de pimenta biquinho partida em pedacinhos
100 gr de queijo parmesão ralado
100 gr de salmão cortados em cubos
gotas de  fumaça líquida defumada

paprica defumada
Modo de preparar:

Vamos começar pelo peixe: tempere os filés com sal e pimenta, e com aroma líquido de defumado . Aqueça um pouco de óleo de soja em uma frigideira e coloque os dois pedaços para selar: deixe primeiro fritar de um lado e vire do outro (isso deve levar em torno de 6 minutos). Retire os filés da frigideira e leve-os ao forno pré aquecido a 150 graus (somente para que se mantenham aquecidos enquanto você termina o restante do prato).

O molho de maracujá: em uma panela, coloque o suco de maracujá, mel, pimenta, e sementes de maracujá fresco, com um pouco da polpa. Leve ao fogo e mexa até que fique um caldo bem grosso,se quiser coloque um pouco de amido de milho para engrossar. Desligue e reserve.

Risoto: coloque um pouco de óleo de soja em uma panela e acrescente o arroz arbóreo. Deixe fritar por uns 3 a 4 minutos, mexendo sempre. Adicione, então, o vinho branco e mexa até que seque completamente. Comece a adicionar, então, o caldo de legumes (que deverá estar fervendo, em outra panela). adicione o alho poró e o salsão.Adicione aos poucos e siga mexendo o arroz – quando o caldo secar, adicione mais. acrescente o salmão picado. Repita este processo até que o arroz fique al dente. Mexendo sempre.

Adicione, então, a pimenta biquinho, manteiga e o queijo parmesão. Mexa até que o queijo dissolva. Corrija o sal caso seja necessário e desligue.

Para montar o prato, você deve colocar o peixe de um lado, cobrindo-o com o molho de maracujá (que deverá estar bem quente). Ao lado coloque o risoto e finalize com pimenta biquinho, tempero verde, folha de hortelã Fica legal colocar sobre o molho pedaços de amêndoas torradas e páprica defumada.

Este prato fica excelente com um bom vinho branco ou espumante brut. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário