16 de out. de 2013

RISOTO DE QUINOA COM CAMARÃO,COM FATIAS DE SALMÃO CRU E OVAS DE SALMÃO


RISOTO DE QUINOA COM CAMARÃO,COM FATIAS DE SALMÃO CRU E OVAS DE SALMÃO
Ingredientes:
Quinoa (também chamado de Quinua Real)
Alho poró fatiado fino
Camarão médio limpo
Cebola
Alho
Vinho branco seco
caldo de camarão(pode ser o de verdura)
Creme de leite light (opcional)
Salsinha
fatias de salmão tipo sashimi
ovas de salmão
Limão (usei um pouco de limão siciliano)
Queijo parmesão ou pecorino (opcional)
Sal e pimenta-do-reino
cebola roxa fatiada deixada com gelo e água por 20 minutos

Coloque uma panela com o caldo de camarão para ferver. Pique a cebola e o alho,olho poró, coloque em outra panela com uma colher de sopa de água, tampe e deixe "refogar". Abra e mexa de vez em quando para não queimar. Quando a cebola estiver "transparente", acrescente o quinoa e misture bem. Em seguida, acrescente meia taça de vinho branco seco. Misture até o vinho secar. Em seguida, acrescente um pouco de caldo de camarão  (o suficiente para cobrir os grãos) e deixe cozinhar mexendo de vez em quando. Quando a caldo secar, acrescente um pouco mais, até que o grão esteja quase no ponto certo. O importante é provar. O grão irá no mínimo dobrar ou triplicar de tamanho, e ficará com uma coloração mais transparente.
Dica: Diferente do risoto com arroz arbóreo, você não precisa ficar mexendo todo o tempo. Já que a quinoa não tem amido e não ficará "cremoso" como o arroz. Também Não precisa acrescentar concha por concha de caldo. Cuidado para não acrescentar muito caldo e o grão na absorver tudo. Leia na embalagem a quantidade de água necessária para cozinhar a quinoa.
Tempere a quinoa com sal e pimenta do reino.
Coloque o camarão cru, e mexa até quando o camarão estiver cozido, acrescente um pouco de creme de leite light (para deixar o risoto cremoso), aqueça levemente e desligue o fogo. Acrescente um pouquinho de parmesão ralado, acerte o tempero,cuide que o caldo de camarão já tem sal, (sal, pimenta-do reino, gotinhas de limão...) e pronto!
Para servir, coloque o risoto num molde de vidro e monte sobre um prato, coloque fatias de salmão cru envolta do risoto, coloque uma porção de cebola roxa e uma colher pequena de ovas de salmão.
Enfeite com pequenas folhas verdes de agrião ou mini rúculas.
Se quiser coloque raspas de limão siciliano e umas gotas de limão.

Ah, você sabe o que é Quinoa? "A Quinoa é uma planta nativa da Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação e à vida do homem no altiplano andino.
É considerado o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia  de Ciências dos Estados Unidos. A quinoa não contém glutén e fonte de proteína, aminoácidos,
minerais entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário