15 de nov. de 2012

FRANGO CAIPIRA NA PANELA



FRANGO CAIPIRA NA PANELA
Ferva água em uma panela. Enquanto a água ferve, limpe o frango com as mãos em água corrente de todas as sujeiras e sangue.
Em seguida escalde todo o frango com a água que ferveu.
Pique as cebolas em cubinhos e deixe-as alourar juntamente com o alho amassado. A cebola tem que ficar muito dourada e bem frita.

Acrescente meia colherzinha de chá de açafrão para o frango não ficar com o gosto forte e com aspecto muito amarelado. Há pessoas que não gostam de açafrão e podem optar por caramelizar o açúcar ou podem apenas utilizar-se da cebola que está bastante dourada. Outro modo de fazer dourar o frango é fritá-lo numa quantidade maior de óleo até ele ficar dourado, depois escorrê-lo e refogá-lo normalmente na cebola e no alho.

Coloque o frango pedaço por pedaço bem escorrido de água. Mexa e acrescente sal a gosto. Vá experimentando cada vez que pingar água. Pingar água é muito importante pois será essa água que irá dar o famoso aspecto dourado do frango caipira. Nunca mexa o frango com a colher sem antes pingar água pois o frango ficará todo desmanchado.

Quando o frango estiver sem água mexa a panela sacudindo-a de um lado para o outro para mexer todo o frango devidamente.

Quando o frango já estiver bastante dourado acrescente meio litro de água e deixe o frango terminar de cozinhar. Retifique o sal e acrescente a pimenta preta e a salsinha e o coentro picados (quantidade que desejar).

Tampe a panela deixando uma pequena abertura para sair o vapor.

A água do frango irá evaporar-se e engrossar transformando-se num delicioso e aveludado caldo.

Assim que o frango estiver pronto desligue-o!
Há pessoas que preferem confeccionar o frango caipira na panela de pressão, mas esta é a forma mais saborosa de fazê-lo e de concentrar todo o seu gosto.
O frango caipira pode ser servido com diversos acompanhamentos como arroz branco, arroz com pequi, feijão carioca, quiabo, milho verde, macarronada ou com uma boa salada de alface e tomates.
Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário