26 de jul. de 2012

RISOTO DE BACALHAU



A História do Risoto 

Descubra a bonita lenda que conta a origem do risoto, prato italiano que virou febre no Brasil. Ele pode ser servido como entrada, prato principal ou acompanhado de algum tipo de carne. Seja como for, quem resiste a um risoto quentinho, fumegando no prato. 

A receita original de risoto surgiu em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho pela construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitectos e pintores de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrão quando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais prospero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Após muitos anos de incomodar o aluno decide aplicar um truque no seu mestre: A filha de Valerio iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese. 

O resultado dessa mistura acidental foi conhecido no final da noite, quando os convidados começaram a procurar o cozinheiro da saborosa invenção. Nascia o Risoto Branco ou Risoto alla Millanese (Risoto à milanesa), o mais tradicional de todos os risotos. 

Risoto, o prato que nasceu para garantir sorte e felicidade. 

O risoto é sem dúvida nenhuma um prato muito apreciado e conhecido internacionalmente. Úmido e cremoso é uma preparação típica da cozinha do norte da Itália. 

Em italiano, o termo Risotto é um diminutivo e significa ‘arrozinho”. 

Agora que você já conhece a história dessa iguaria maravilhosa, que tal experimentar uma receita preparada com o delicioso arroz arborio, que é especialmente utilizado para o preparo de risotos. 

Prepare essa receita que separamos para você e agrade o paladar de toda a sua família!


RISOTO DE BACALHAU
INGREDIENTES

300 grs de arroz arbório

400 grs de bacalhau  demolhado(s)

4 colheres (sopa) de manteiga

2 colheres (sopa) de azeite

1/2 unidades de cebola ralada

1 folha de louro

1 copo de vinho branco seco

1 litro(s) de caldo de peixe

3 unidades de tomate sem pele, sem sementes

50 gr de queijo ralado

quanto baste de salsinha picada

quanto baste de sal

MODO DE PREPARO

Com um pouco de azeite, refogue o bacalhau, os tomates picados e reserve. Aqueça metade da manteiga e o restante do azeite. Refogue a cebola levemente.

Adicione a folha de louro. Acrescente o arroz e refogue levemente. Junte o vinho branco e deixe reduzir.

Vá acrescentando o caldo de peixe aos poucos e mexendo sempre. Adicione o bacalhau refogado com o tomate. Corrija o sal. Retire a folha de louro.

Desligue o fogo e junte o restante da manteiga e o queijo ralado. Mexa bem e sirva.

Obs: O ponto desse arroz é um pouco durinho e bem papa. Regule a quantidade de caldo que você coloca para obter esse ponto.
Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário