10 de jul. de 2012

PAELLA VALENCIANA







PAELLA VALENCIANA


Ingredientes:

1000 g de mexilhão limpo e na concha(enfeitar,deixando meia concha)
1000 g de polvo limpo em pedaços
1000 g de lula limpa em anéis
800g de mexilhões
1000 g de camarões médios limpos
1000 g de camarões grandes limpos
1000g de pitus inteiros,temperados e fritos(enfeitar)
400g de camarão sem cabeça com casca temperados e fritos (enfeitar)
1000g de sobre coxa de frango cordada ao meio,temperada e frita em azeite
1000g de carne de porco em cubos temperada e frita em azeite
azeite de oliva extra virgem (0,5% de acidez) o quanto baste
3 cebola média picada
10 dentes de alho amassados
1 pimentão vermelho picado
1 pimentão amarelo picado
100 g de tomates tipo cerejas
100 g de azeitona preta
1 xícara grande de ervilhas frescas congeladas
1 kg de arroz parbolizado cru
2 colher (sopa) de açafrão em pó
caldo de camarão o quanto baste(você pode fazer o caldo com cabeças de camarão)
sal a gosto

Modo de Fazer:


Em uma panela, cozinhe o mexilhão na água fervente por 10 minutos ou até as conchas se abrirem, descartando as que permanecerem fechadas,deixe meia casca. Escorra e reserve o caldo.

Em uma paellera ou frigideira grande, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Acrescente o pimentão, e refogue,coloque um pouco de caldo dos mexilhões, os pedaços de frango frito e de porco, o polvo,os mexilhões e o arroz.Baixe o fogo.

Junte o caldo de mexilhão reservado, o açafrão(para melhor aproveitamento coloque o açafrão misturado no caldo de camarão e o sal e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Caso seja necessário, adicione um pouco mais de caldo.

Adicione a lula e os camarões médios e cozinhe por 5 minutos. Verifique o arroz e prove o sal

Enfeite com camarões grandes devenados (limpos sem a tripa) crus, os mexilhão meia casca,os pitus fritos,azeitonas,ervilhas,tomates cerejas e os camarões com casca fritos, caso queira pequenos pedaços de pimentão em tiras,colocar uma generosa porção de azeite de oliva tampe e cozinhe por mais 10 minutos.(Não esqueça que enfeitar uma paella é fundamental, ter harmonia e simetria, as pessoas primeiro comem com os olhos!!)

Retire do fogo,coloque mais azeite de oliva e sirva em seguida.


Rendimento: 23 pessoas.


ORIGEM DA PAELLA

A Paella surgiu na Espanha, no séculos XV, na região de Valência, situada na costa leste. Os camponeses saiam para trabalhar no campo levando apenas arroz, óleo de oliva e sal. Usavam para cozinhar uma panela redonda, raza, com 2 alças, a qual chamavam de "Paella". O formato facilitava o cozimento do arroz e dos ingredientes, por ficarem distribuidos por igual. Atualmente esta panela também é conhecida como "paellera", principalmente para diferenciar o utensílio do prato.

Além do arroz eram adicionados ingredientes típicos do campo, tais como carne de caça, principalmente lebre e coelho, vagem e ervilhas. O ingrediente que mais caracteriza a Paella é o açafrão - especiaria retirada de uma flor, que dá ao arroz o colorido amarelado.

Passado o tempo foram acrescidos outros ingredientes, principalmente os frutos do mar. Hoje, há uma diversidade de receitas e a Paella Valenciana passou a ser um prato misto, composto de carnes e frutos do mar.


Com o passar do tempo, o prato foi se tornando popular e chegou ao litoral onde foram acrescidos os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo.


Em qualquer das suas formas a Paella é um prato requintado, trabalhoso na sua confecção, elaborado nos detalhes do seu preparo e de dar água na boca pelo seu visual e sabor.


Dizem que o nome Paella surgiu do hábito dos camponeses, que após longos períodos no campo, ao chegarem saudosos das suas esposas preparavam esse delicioso prato "Para ella".


Existe uma outra versão da origem da Paella, vem do latim "Patella", bandeja usada na antiga Roma destinada às oferendas aos Deuses, nos rituais de fecundação da terra.


Este prato de visual incrível e elaborada técnica de preparo, feito ao ar livre, assim que iniciado toma conta da festa. Todos querem saber os segredos dos ingredientes e temperos, assistir ao preparo, ver como é que se faz. Dai o nome Paella Fiesta!


Na Espanha, a paella é preparada tradicionalmente pelo homem e raramente por uma mulher, eles afirmam que é uma forma de testar seus dotes culinários e causar uma boa impressão perante as mulheres.


A Paella é um prato festivo que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário