17 de abr. de 2012

FEIJOADA COM FRUTOS DO MAR



FEIJOADA COM FRUTOS DO MAR
Ingredientes 400 g de feijão branco
Água
2 dentes de alho
1 ½ cebola pequena
40 ml de azeite
60 g de tomate pelado
2 tabletes de caldo de peixe
1 kg de tentáculos de polvo
20 ml de óleo de soja
70 gramas de camarão médio
300 g de mexilhão
70 g de lula

Modo de preparo
Numa panela de pressão coloque o feijão e cubra com água (3 cm acima). Tampe a panela e leve ao fogo médio. Espere começar a chiar e cozinhe por mais 10 minutos ou até o grão ficar macio. Escorra e reserve.
Para preparar a base, amasse um dente de alho e pique meia cebola pequena. Numa panela, aqueça 10 ml de azeite e, em seguida, junte o alho. Deixe dourar e acrescente a cebola, o tomate e os tabletes de caldo de peixe. Refogue bem. Junte meio litro de água e cem gramas do feijão cozido e deixe cozinhar por dez minutos. Bata tudo no liquidificador e reserve.
Coloque os tentáculos de polvo numa panela de pressão, cubra com água, junte 20 ml de óleo e a cebola pequena. Leve ao fogo médio e cozinhe por 10 minutos contados após começar a chiar (ou até ficar macio). Escorra, corte-os em pedaços de 6 cm e reserve. Coloque os mexilhões em uma panela, tampe-a e leve ao fogo, sem água, até abrirem as cascas. Retire as cascas e reserve. Corte a lula em anéis de 1 cm de largura e tempere-os com sal e pimenta a gosto. Frite-os numa frigideira com 10 ml de azeite e reserve. Faça o mesmo com os camarões, após descascados.
Em uma panela grande, coloque 10 ml de azeite. Acrescente um alho picado e deixe dourar o restante do feijão cozido e deixe ferver por cinco minutos. Sem desligar o fogo, incorpore o polvo, os mexilhões, o caldo de peixe e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Em seguida, junte o camarão e a lula. Deixe mais 2 minutos. Desligue o fogo, jogue o coentro e mais 10 ml de azeite.Bom Apetite!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário