12 de abr. de 2012

ARROZ CARRETEIRO DE CHARQUE


   

 
ARROZ CARRETEIRO DE CHARQUE

A História do Arroz de Carreteiro

Bom..., para entender a origem do Arroz de Carreteiro e a maneira correta de prepará-lo, vou contar a sua origem.

No Rio Grande do Sul os tropeiros tiveram um papel muito, muito importante, tanto na economia como na própria história. Eles transitavam com o gado de um lado para o outro.

Transitavam longas distâncias e com elas vinham às dificuldades. Assim, para conseguir vencer suas andanças, tinha em sua comitiva um carreteiro, em cuja carreta transportava os mantimentos. O arroz e o charque eram importantes, pois eram produtos que não pereciam facilmente.

O carreteiro era o responsável em fazer a comida dos tropeiros. Ele muitas vezes tirava o sal do charque na beira do rio. Após colocar o charque em pedacinhos, juntava o arroz. Por ser um prato forte, os tropeiros gostavam muito, recuperava a energia que tanto necessitavam. Quando o número de tropeiros aumentava e não tinha panela suficiente, usava inclusive a chaleira!

E com isso esse prato passou a chamar-se Arroz de Carreteiro.

Cada um faz essa receita a seu modo, dando o toque pessoal com os temperos que gosta. Mas a carne seca não pode faltar no preparo do arroz carreteiro. A carne seca ou charque é uma manta de carne bovina salgada e exposta em galpões para curar.

Tal preparo confere à carne um sabor especial, além de aumentar sua durabilidade fora da geladeira. O charque é facilmente encontrado em supermercados, junto aos produtos para fazer feijoada. Há várias marcas disponíveis. Como parte da embalagem é transparente, eu costumo escolher o charque pela melhor aparência. Para utilizar a carne, é necessário dessalgá-la.


Arroz Carreteiro (para 4 pessoas)


Ingredientes:
500 gramas de carne seca dessalgada e picada em cubos pequenos
4 colheres de azeite
2 xícaras de arroz branco
2 folha de louro
2 cebola média picadas
5 dentes de alho picados
1 pimenta de cheiro
4 xícaras de água quente ou quanto baste


Preparo:


Pique o charque em cubos de mais ou menos 1 cm,coloque numa panela de preferência de ferro,coloque água fria e leve ao fogo,quando querer levantar fervura(importante não deixar ferver,pois endurece o charque), escorra a água e repita este processo mais duas vezes.

Depois lave o charque com água fria, tudo na mesma panela, leve novamente ao fogo e seque bem o charque até quando começar a fritar, coloque o azeite e frite levemente o charque, coloque o alho, e frite por alguns segundos,depois coloque as folhas de louro,a cebola e frite,quando a cebola começar a ficar transparente, coloque a pimenta picada e o arroz,frite mais um pouco o arroz. Complet
e com a água quente,tendo como base sempre o dobro do que você colocou de arroz. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio até o arroz estar seco,sirva com salsa sobre o arroz.
Espero que os não conhecedores dessa história, tenham se deliciado com o sabor!!

Um vinho tinto cabernet ou malbec acompanha muito bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário